Este Blog destina-se, principalmente, aos Professores de Música e educação Artística.
sábado, 24 de agosto de 2013
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - Uma Proposta de Recursos Pedagógicos
O livro é uma coletânea de artigos que caracteriza o processo de produção de objetos de aprendizagem. Ele apresenta relatos de práticas dirigidos aos interesses de educadores e estudiosos do processo ensino/aprendizagem.
Os artigos componentes ressaltam a importância do planejamento pedagógico e as questões cognitivas; a necessidade de padronização; a acessibilidade e interoperabilidade; a efetividade e uso dos objetos de aprendizagem; e as políticas de incentivo para formação de uma comunidade de aprendizagem na produção de objetos de aprendizagem.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Brasília: MEC, SEED, 2007. 154 p. ISBN: 978-85-296-0093-2.
Para fazer o Download do Livro click aqui : http://rived.mec.gov.br/artigos/livro.pdf
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Revista NO TOM
Acesse o link abaixo e faça sua assinatura (gratuita) da revista NO TOM ou, se desejar, tenha acesso a edição On Line. A revista é destinada a Diretores e Professores de escolas de Música.
http://www.escolasdemusica.com.br/rro.asp
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Material Didático Musical produzido pela Tang - RECICLAR É SHOW...
Acesse o link abaixo e baixe a apostila do Educador e o Caderno do aluno:
http://www.esquadraoverdetang.com.br/escolas/site/OficinasRecicladas
domingo, 4 de agosto de 2013
sábado, 27 de julho de 2013
terça-feira, 9 de julho de 2013
domingo, 9 de junho de 2013
A Comunicação dos Sons e da Música nas Relações Humanas
PROFA. MARIA LUIZA MARINS HOLTZ
Pedagoga e Orientadora Educativa
Criadora da Pedagogia Empresarial
Os sons são vibrações do ar percebidas através da AUDIÇÃO e
do TATO. Conhecer o potencial e possibilidades da música e dos sons na nossa vida,
amplia o número de oportunidades de conseguirmos a harmonia da nossa
personalidade de modo agradável e prazeroso e consequentemente a harmonia das
nossas relações humanas e do nosso ensino.
Música é a arte e a técnica de compor e combinar os sons de
modo agradável, ou não, ao ouvido humano em uma mistura de frequência, melodia
e ritmo.
Há milênios se sabe que os sons e a música têm o “poder” de
afetar nossas emoções e temperamentos e até mesmo nossos corpos físicos. Sempre
foram usados pelas civilizações antigas que conseguiam mudanças, consideradas
“milagrosas” na personalidade das pessoas.
Os sons e a música até hoje podem ser usados para favorecer
mudanças por aprendizagem no comportamento
das pessoas, das plantas e animais. Pesquisas comprovaram experimentalmente que
quando os alunos, durante as aulas, ouvem música clássica, barroca, no
movimento Largo (1 batida por segundo), as mudanças por aprendizagem se
intensificam de maneira admirável . Esse tipo de música faz com que o nosso cérebro
pulse em ondas alfa, estado que favorece as mudanças de comportamento (*).
O nosso corpo físico está continuamente vibrando com os sons
a sua volta. Se prestarmos atenção, sentiremos as vibrações dos sons na cabeça,
no peito, em várias partes do corpo, ao pararmos perto de uma caixa de som
emitindo música e mesmo ao ouvirmos sons na rua, nos bares ou vindos de várias
fontes.
Pesquisadores da Musicoterapia, como Dr Hans Jenny (*),
autor do livro Cymatics mostra que trabalhando com os sons pode-se causar
mudanças benéficas no nosso corpo físico, produzindo mais harmonia no funcionamento
de todos os órgãos.
Os profissionais da Musicoterapia consideram as doenças como
o resultado do funcionamento desarmônico dos nossos órgãos e das nossas emoções.
Dr. Jenny percebeu também que “a ressonância harmônica de sons é uma forma de
restaurar o equilíbrio a harmonia e a vitalidade, ao oferecer música e sons que
irão ressoar conosco, de forma a apresentar um ‘modelo musical de nós mesmos’
em estado vibrante e ressonante”.
Nas suas experiências reconheceu que os sons da natureza
estão em harmonia com as vibrações do nosso corpo físico e podem ajudar na aprendizagem,
na melhoria da saúde, vitalidade e estabilidade emocional, fazendo uma limpeza
de velhas mágoas, medos, culpas, dúvidas, raivas, vergonhas, iras, obsessões...
Que podem estar nos controlando, em vez de nos deixar livres para sermos o que
realmente somos.
Uma onda sonora causa mudanças na pressão do ar à medida que
se move através dele. Nossos ouvidos respondem a essa informação e nosso
cérebro processa-a como informação sonora recebida pelo nosso corpo inteiro.
Jim Oliver (**), outro profissional da Musicoterapia explica
que “Nossa pele é muito tátil e responde prontamente a todas as ondas de som.
Nosso corpo é mais de 70% água, nossos ossos são grandes
condutores de vibrações e temos uma variedade de densidades fornecida pela massa
dos tecidos, gordura, músculos, órgãos. Como o som afeta todas as substâncias
materiais, é fácil entender como o nosso corpo e espírito assimilam os padrões
sonoros das músicas”,
Podemos tornar nosso trabalho de professores, ou monitores,
muito mais agradável e rendoso para nós e para os alunos se passarmos a usar sons
da natureza e música adequada durante as aulas.
(*) OSTRANDER, Sheila; SCHOEDER, Lynn. Super-Aprendizagem
pela Sugestologia. Rio de Janeiro : 1978. - Ed. Record
(**) Coleção “O Poder da Música - Muito Além dos Sons” –
Seleções Reader’s Digest.
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