SWANWICK, Keith – Permanecendo
Fiel à Música na Educação Musical – Anais do II Encontro Nacional da ABEm,
1993, p. 19-32
·
Valor e propósito na Educação Musical
Qualquer
efeito do valor da música sobre uma pessoa resulta das atitudes positivas,
sempre que um aluno experimenta realização resultante da participação em um
programa de trabalho bem estruturado. (19)
Atividades
musicais são encontradas em quase todas as culturas. O valor da música parece
ser auto-vidente. (20)
Nós,
professores, necessitamos entender o que é essencial sobre as experiências
musicais. Isto irá determinar nossos objetivos e atividades educacionais. (20)
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Três Conceitos
lógicos rivais na Educação Musical
à O Professor de Música como CAIXA POSTAL
É
o professor “tradicional” ou centrado-na-matéria. Os alunos são herdeiros de uma
cultura. O professor decide o que é importante e passa adiante a
“correspondência”. Esta base diz respeito a iniciar o aluno na herança daquelas
tradições musicais consideradas “boas” (música erudita, principalmente do
século XIX). (21)
- O programa é basicamente assim:
.
O aluno toca instrumentos musicais,
.
Tem capacidade de ler e escrever música,
.
Familiaridades com as obras mestras da cultura ocidental (opera, sinfonia,
sacra etc.)
.
Saber como a notação funciona,
.
Discriminar os vários instrumentos que formam os tipos padrões de conjuntos
.
Conhecimento da vida dos compositores importantes e seus trabalhos. (21-22)
- Características desta maneira
de olhar o currículo musical:
.
Aquilo que deve ser aprendido não é controvertido ou problemático.
.
A música é testada e examinada freqüentemente
e rigorosamente.
- Figura Influente : Kodaly (Com
sua ênfase nas habilidades de leitura à primeira vista e nas tradições de
música folclórica e música clássica). (22)
- Resumo: Os professores existem para
filtrar a correspondência imprestável e entregar somente cartas vindas de
pessoas respeitáveis.
à O Professor de Música como JARDINEIRO
O
papel do professor é modificado; daquele que
organizava centralizadamente as atividades para aquele que dá muito mais
iniciativa aos alunos que, trabalhando em pequenos grupos, tomam decisões sobre
o que é necessário ser aprendido.
(24-25)
Atividades
criativas com objetivos e auto-expressão. (24)
Quando
este conceito de educação é empreendida de uma forma estruturada e planejada de
ensino, as crianças ganharão desenvolvimento e progresso neste tipo de
entrosamento musical. (25)
- Figura Influente : Carl Orff (Com
seus princípios improvisatórios ou “criativos”). (23)
- Resumo: Os professores existem para estimular,
questionar e aconselhar, ao invés de mostrar e dizer. O professor se torna um
jardineiro ao invés de um instrutor.
à O Professor de Música como AGENTE CULTURAL
Este
conceito tem suas raízes em solo exterior à música, no campo sociológico. (25)
Cada vez fica mais difícil para o
professor especificar qual é a tradição cultural comum de uma comunidade
escolar. (25) Há riqueza a ser encontrada nas diversas origens de nossos alunos, “e a mídia contribui para
formar uma experiência geral, comum, compartilhada – uma cultura folclórica,
amplificada, transmitida oralmente e recebida auditivamente, combinada no
tecido da vida cotidiana das pessoas.” Um professor não deve ignorar esta
tradição oral largamente compartilhada. (26) As crianças aprendem através da
mídia sem ter um professor para ensiná-las. (27)
·
Princípios em Educação Musical - O
professor como Músico
1.
Reconhecer que todos necessitam experimentar sentimento
de realização. (27)
O professor eficaz reconhece as energias
naturais que sustentam a aprendizagem:
a) Curiosidade - Não pode ser direcionada;
b) Um desejo de ser competente
- É estimulada abrindo-se espaço para
discussão. Não
é obtida alcançando as lições
de qualquer jeito;
c) Querer imitar outros – É preciso
bons modelos;
d) Uma necessidade de interação
social – Criar mais conjuntos e ensino em grupos.
2.
Incluir a experiência
musical direta. (28)
Infelizmente muitos professores enfatizam
períodos históricos, análise formal, instrumentos da orquestra, acústica, a
vida dos músicos famosos, a teoria da notação e evitam a própria música.
“O professor eficaz é também realista na
avaliação do que os alunos podem fazer
ambicioso pelo seu desenvolvimento.” (29)
- Cinco premissas essenciais:
(29)
1) O professor de música não tem que ser um virtuoso musical, porém será
um
crítico sensível;
2) A música que as crianças tocam, cantam e escutam será música da sua
realidade;
3) A proporção de música para discussão será alta;
4) Os alunos terão espaço para tomar decisões musicais;
5) Todos são musicais.
“Um objetivo básico da educação musical é o
desenvolvimento de uma apreciação rica e ampla, quer o aluno se torne um músico
profissional, um amador talentoso ou um membro sensível da platéia.” (29)
‘É essencialmente humano ser ao
mesmo tempo um herdeiro – parte de uma cultura, - e um inovador – trabalhando
criativamente dentro ou contra a tradição.” (30)
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