Este Blog destina-se, principalmente, aos Professores de Música e educação Artística.
segunda-feira, 18 de março de 2013
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
SITES PARA O PROFESSOR PESQUISAR
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Centro de referência Paulo Freire
Reúne textos de dissertações, áudios, vídeos e imagens pertencentes ao Instituto Paulo Freire, responsável pela conservação e divulgação da obra do educador.
Reúne textos de dissertações, áudios, vídeos e imagens pertencentes ao Instituto Paulo Freire, responsável pela conservação e divulgação da obra do educador.
Arquivo público do estado de São Paulo
Imagens, fotos e textos sobre vários temas, com destaque para a Histórica, revista online do Arquivo Público do Estado de São Paulo, e para os tópicos Memória da Educação, Imigração em São Paulo e Memória da Imprensa.
Imagens, fotos e textos sobre vários temas, com destaque para a Histórica, revista online do Arquivo Público do Estado de São Paulo, e para os tópicos Memória da Educação, Imigração em São Paulo e Memória da Imprensa.
Brasiliana (USP)
Imagens, mapas, livros, revistas e jornais digitalizados que pertencem à Universidade de São Paulo (USP) formam o acervo sobre assuntos brasileiros deste site.
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Biblioteca nacional digital
A biblioteca digital da Fundação Biblioteca Nacional tem um acervo variado, com texto, mapas e desenhos raros.
A biblioteca digital da Fundação Biblioteca Nacional tem um acervo variado, com texto, mapas e desenhos raros.
Domínio público
Um portal com obras literárias, artísticas e científicas - em forma de textos, sons, imagens e vídeos - em domínio público ou que tenham a divulgação devidamente autorizada.
Um portal com obras literárias, artísticas e científicas - em forma de textos, sons, imagens e vídeos - em domínio público ou que tenham a divulgação devidamente autorizada.
Europeana (em inglês)
Com opção para acionar um menu em português, reúne material fornecido por várias instituições europeias - museus, universidades, fundações, entre outras. No item Ajuda há dicas para facilitar a pesquisa.
Com opção para acionar um menu em português, reúne material fornecido por várias instituições europeias - museus, universidades, fundações, entre outras. No item Ajuda há dicas para facilitar a pesquisa.
Filmes que voam
O site brasileiro tem documentários, animações e filmes para baixar e assistir no computador ou no celular.
O site brasileiro tem documentários, animações e filmes para baixar e assistir no computador ou no celular.
Nasa (em inglês)
Em inglês, o site da Agência Espacial dos Estados Unidos tem textos, imagens e vídeos sobre astronomia e exploração espacial, com orientações para professores, uma área para estudantes e outra com jogos e brincadeiras, chamada Nasa Kids Club.
Em inglês, o site da Agência Espacial dos Estados Unidos tem textos, imagens e vídeos sobre astronomia e exploração espacial, com orientações para professores, uma área para estudantes e outra com jogos e brincadeiras, chamada Nasa Kids Club.
Banco Internacional de objetos educacionais
Um banco de dados internacional com material educativo para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Superior, tem arquivos de texto, vídeo, imagens e outros recursos, enviados por colaboradores do mundo inteiro, em vários idiomas, inclusive em português.
Um banco de dados internacional com material educativo para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Superior, tem arquivos de texto, vídeo, imagens e outros recursos, enviados por colaboradores do mundo inteiro, em vários idiomas, inclusive em português.
Fapesp
Versão digital da revista especializada em ciência e tecnologia, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), traz textos, material em áudio, vídeos e fotos.
Versão digital da revista especializada em ciência e tecnologia, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), traz textos, material em áudio, vídeos e fotos.
Biblioteca Digital Mundial
O site da Biblioteca Digital Mundial, criado com apoio da UNESCO, tem um acervo de imagens, sons, jornais, mapas, filmes e livros sobre diferentes países e culturas.
O site da Biblioteca Digital Mundial, criado com apoio da UNESCO, tem um acervo de imagens, sons, jornais, mapas, filmes e livros sobre diferentes países e culturas.
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Permanecendo Fiel à Música na Educação Musical
SWANWICK, Keith – Permanecendo
Fiel à Música na Educação Musical – Anais do II Encontro Nacional da ABEm,
1993, p. 19-32
·
Valor e propósito na Educação Musical
Qualquer
efeito do valor da música sobre uma pessoa resulta das atitudes positivas,
sempre que um aluno experimenta realização resultante da participação em um
programa de trabalho bem estruturado. (19)
Atividades
musicais são encontradas em quase todas as culturas. O valor da música parece
ser auto-vidente. (20)
Nós,
professores, necessitamos entender o que é essencial sobre as experiências
musicais. Isto irá determinar nossos objetivos e atividades educacionais. (20)
·
Três Conceitos
lógicos rivais na Educação Musical
à O Professor de Música como CAIXA POSTAL
É
o professor “tradicional” ou centrado-na-matéria. Os alunos são herdeiros de uma
cultura. O professor decide o que é importante e passa adiante a
“correspondência”. Esta base diz respeito a iniciar o aluno na herança daquelas
tradições musicais consideradas “boas” (música erudita, principalmente do
século XIX). (21)
- O programa é basicamente assim:
.
O aluno toca instrumentos musicais,
.
Tem capacidade de ler e escrever música,
.
Familiaridades com as obras mestras da cultura ocidental (opera, sinfonia,
sacra etc.)
.
Saber como a notação funciona,
.
Discriminar os vários instrumentos que formam os tipos padrões de conjuntos
.
Conhecimento da vida dos compositores importantes e seus trabalhos. (21-22)
- Características desta maneira
de olhar o currículo musical:
.
Aquilo que deve ser aprendido não é controvertido ou problemático.
.
A música é testada e examinada freqüentemente
e rigorosamente.
- Figura Influente : Kodaly (Com
sua ênfase nas habilidades de leitura à primeira vista e nas tradições de
música folclórica e música clássica). (22)
- Resumo: Os professores existem para
filtrar a correspondência imprestável e entregar somente cartas vindas de
pessoas respeitáveis.
à O Professor de Música como JARDINEIRO
O
papel do professor é modificado; daquele que
organizava centralizadamente as atividades para aquele que dá muito mais
iniciativa aos alunos que, trabalhando em pequenos grupos, tomam decisões sobre
o que é necessário ser aprendido.
(24-25)
Atividades
criativas com objetivos e auto-expressão. (24)
Quando
este conceito de educação é empreendida de uma forma estruturada e planejada de
ensino, as crianças ganharão desenvolvimento e progresso neste tipo de
entrosamento musical. (25)
- Figura Influente : Carl Orff (Com
seus princípios improvisatórios ou “criativos”). (23)
- Resumo: Os professores existem para estimular,
questionar e aconselhar, ao invés de mostrar e dizer. O professor se torna um
jardineiro ao invés de um instrutor.
à O Professor de Música como AGENTE CULTURAL
Este
conceito tem suas raízes em solo exterior à música, no campo sociológico. (25)
Cada vez fica mais difícil para o
professor especificar qual é a tradição cultural comum de uma comunidade
escolar. (25) Há riqueza a ser encontrada nas diversas origens de nossos alunos, “e a mídia contribui para
formar uma experiência geral, comum, compartilhada – uma cultura folclórica,
amplificada, transmitida oralmente e recebida auditivamente, combinada no
tecido da vida cotidiana das pessoas.” Um professor não deve ignorar esta
tradição oral largamente compartilhada. (26) As crianças aprendem através da
mídia sem ter um professor para ensiná-las. (27)
·
Princípios em Educação Musical - O
professor como Músico
1.
Reconhecer que todos necessitam experimentar sentimento
de realização. (27)
O professor eficaz reconhece as energias
naturais que sustentam a aprendizagem:
a) Curiosidade - Não pode ser direcionada;
b) Um desejo de ser competente
- É estimulada abrindo-se espaço para
discussão. Não
é obtida alcançando as lições
de qualquer jeito;
c) Querer imitar outros – É preciso
bons modelos;
d) Uma necessidade de interação
social – Criar mais conjuntos e ensino em grupos.
2.
Incluir a experiência
musical direta. (28)
Infelizmente muitos professores enfatizam
períodos históricos, análise formal, instrumentos da orquestra, acústica, a
vida dos músicos famosos, a teoria da notação e evitam a própria música.
“O professor eficaz é também realista na
avaliação do que os alunos podem fazer
ambicioso pelo seu desenvolvimento.” (29)
- Cinco premissas essenciais:
(29)
1) O professor de música não tem que ser um virtuoso musical, porém será
um
crítico sensível;
2) A música que as crianças tocam, cantam e escutam será música da sua
realidade;
3) A proporção de música para discussão será alta;
4) Os alunos terão espaço para tomar decisões musicais;
5) Todos são musicais.
“Um objetivo básico da educação musical é o
desenvolvimento de uma apreciação rica e ampla, quer o aluno se torne um músico
profissional, um amador talentoso ou um membro sensível da platéia.” (29)
‘É essencialmente humano ser ao
mesmo tempo um herdeiro – parte de uma cultura, - e um inovador – trabalhando
criativamente dentro ou contra a tradição.” (30)
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Máximas aos Educadores
1. O primeiro passo prático, em qualquer reforma
educacional, é dar o primeiro passo prático.
2. Na educação, fracassos são mais importantes que
sucessos. Nada é mais triste que uma história de sucessos.
3. Ensinar no limite do risco.
4. Não há mais professores. Apenas uma comunidade de
aprendizes.
5. Não planeje uma filosofia de educação para os
outros. Planeje uma para você mesmo. Alguns outros podem desejar compartilhá-la
com você.
6. Para uma criança de cinco anos, arte é vida e vida
é arte. Para uma de seis, vida é vida e arte é arte. O primeiro ano escolar é
um divisor de águas na história da criança: um trauma.
7. A proposta antiga: o professor tem a informação; o
aluno tem a cabeça vazia. Objetivo do professor: empurrar a informação para
dentro da cabeça vazia do aluno. Observações: no início, o professor é um bobo;
no final, o aluno também.
8. Ao contrário, uma aula deve ser uma hora de mil
descobertas. Para que isso aconteça, professor e aluno devem em primeiro lugar
descobrir-se um ao outro.
9. Por que são os professores os únicos que não se
matriculam nos seus próprios cursos?
10. Ensinar sempre provisoriamente: Deus sabe com
certeza.
Extraído do livro : O Ouvido Pensante
De Murray Schafer
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