domingo, 9 de junho de 2013

A Comunicação dos Sons e da Música nas Relações Humanas

PROFA. MARIA LUIZA MARINS HOLTZ
Pedagoga e Orientadora Educativa
Criadora da Pedagogia Empresarial



 Os sons são vibrações do ar percebidas através da AUDIÇÃO e do TATO. Conhecer o potencial e possibilidades da música e dos sons na nossa vida, amplia o número de oportunidades de conseguirmos a harmonia da nossa personalidade de modo agradável e prazeroso e consequentemente a harmonia das nossas relações humanas e do nosso ensino.
Música é a arte e a técnica de compor e combinar os sons de modo agradável, ou não, ao ouvido humano em uma mistura de frequência, melodia e ritmo.
Há milênios se sabe que os sons e a música têm o “poder” de afetar nossas emoções e temperamentos e até mesmo nossos corpos físicos. Sempre foram usados pelas civilizações antigas que conseguiam mudanças, consideradas “milagrosas” na personalidade das pessoas.
Os sons e a música até hoje podem ser usados para favorecer mudanças por aprendizagem no  comportamento das pessoas, das plantas e animais. Pesquisas comprovaram experimentalmente que quando os alunos, durante as aulas, ouvem música clássica, barroca, no movimento Largo (1 batida por segundo), as mudanças por aprendizagem se intensificam de maneira admirável . Esse tipo de música faz com que o nosso cérebro pulse em ondas alfa, estado que favorece as mudanças de comportamento (*).
O nosso corpo físico está continuamente vibrando com os sons a sua volta. Se prestarmos atenção, sentiremos as vibrações dos sons na cabeça, no peito, em várias partes do corpo, ao pararmos perto de uma caixa de som emitindo música e mesmo ao ouvirmos sons na rua, nos bares ou vindos de várias fontes.
Pesquisadores da Musicoterapia, como Dr Hans Jenny (*), autor do livro Cymatics mostra que trabalhando com os sons pode-se causar mudanças benéficas no nosso corpo físico, produzindo mais harmonia no funcionamento de todos os órgãos.
Os profissionais da Musicoterapia consideram as doenças como o resultado do funcionamento desarmônico dos nossos órgãos e das nossas emoções. Dr. Jenny percebeu também que “a ressonância harmônica de sons é uma forma de restaurar o equilíbrio a harmonia e a vitalidade, ao oferecer música e sons que irão ressoar conosco, de forma a apresentar um ‘modelo musical de nós mesmos’ em estado vibrante e ressonante”.
Nas suas experiências reconheceu que os sons da natureza estão em harmonia com as vibrações do nosso corpo físico e podem ajudar na aprendizagem, na melhoria da saúde, vitalidade e estabilidade emocional, fazendo uma limpeza de velhas mágoas, medos, culpas, dúvidas, raivas, vergonhas, iras, obsessões... Que podem estar nos controlando, em vez de nos deixar livres para sermos o que realmente somos.
Uma onda sonora causa mudanças na pressão do ar à medida que se move através dele. Nossos ouvidos respondem a essa informação e nosso cérebro processa-a como informação sonora recebida pelo nosso corpo inteiro.
Jim Oliver (**), outro profissional da Musicoterapia explica que “Nossa pele é muito tátil e responde prontamente a todas as ondas de som.
Nosso corpo é mais de 70% água, nossos ossos são grandes condutores de vibrações e temos uma variedade de densidades fornecida pela massa dos tecidos, gordura, músculos, órgãos. Como o som afeta todas as substâncias materiais, é fácil entender como o nosso corpo e espírito assimilam os padrões sonoros das músicas”,
Podemos tornar nosso trabalho de professores, ou monitores, muito mais agradável e rendoso para nós e para os alunos se passarmos a usar sons da natureza e música adequada durante as aulas.

(*) OSTRANDER, Sheila; SCHOEDER, Lynn. Super-Aprendizagem pela Sugestologia. Rio de Janeiro : 1978. - Ed. Record
(**) Coleção “O Poder da Música - Muito Além dos Sons” – Seleções Reader’s Digest.

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